ENGENHO DE ARROZ

CAMNPAL - a sua cooperativa e que está sempre com você.

Engenho de Arroz

Em 1984, a CAMNPAL instalou a sua primeira filial adquirindo, em Dona Francisca, um armazém de uma antiga fábrica de cachaça (razão da existência da chaminé naquela unidade).
Na época houve certa resistência dos associados em autorizar este investimento por ser fora de Nova Palma e pela situação econômica-financeira da cooperativa. Aprovado pela assembleia, imediatamente foi construído um armazém, instalado uma balança e montado um engenho de arroz neste local.
Cabe destacar que o ingresso da cooperativa no negócio do arroz deu-se por sua política de diversificação, onde o arroz produzido às margens do Rio Jacuí é considerado, até hoje, uma cultura mais segura do ponto de vista produtivo. Com este novo negócio, a cooperativa passou a contar com maior segurança econômica diante de eventuais estiagens que pudessem atingir os demais produtos negociados.

Atualmente, apesar dos momentos de crise nos preços da cultura, a estratégia daquele momento tem atendido aos objetivos. Dona Francisca, que na época da instalação da CAMNPAL, produzia no máximo 120 sacas/ha de arroz, atualmente obtém as maiores produtividades média do Estado.
Estes índices de produtividade resultam do empenho dos produtores e da adoção de tecnologias disseminadas pela cooperativa, em parceria com entidades como o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) e a Universidade Federal de Santa Maria. Desde 2003, a CAMNPAL desenvolve, em parceria com o IRGA, o Projeto 10 idealizado pelo Instituto. Inicialmente, contava com 9 agricultores que produziam em média 8.000kg/há; na safra 2011 foram 27 agricultores que cultivaram 930 ha, com média de 10.030 kg/ha. O desafio atual é o Projeto 11, no qual o objetivo é atingir 11.000kg/ha.

Inicialmente comercializado na marca “Dona Chica”, o arroz beneficiado pela CAMNPAL é encontrado nas gôndolas dos supermercados na marca “Bella Dica” nas seguintes variações: Branco Polido, Integral, Parboilizado, Mix de arroz branco e parboilizado e Especial para Risoto, sendo que o arroz parboilizado e o integral são obtidos através de parceria com outras indústrias.