ARROZ

CAMNPAL - a sua cooperativa e que está sempre com você.

Arroz

Presente em todas as casas dos brasileiros, o arroz é uma ótima fonte de carboidrato e é um dos cereais mais cultivados do mundo. Diferencia-se o arroz em função dos tratamentos a que é submetido após a colheita e há uma enorme gama de nomes. A Camnpal beneficia e comercializa o arroz na marca BELLA DICA tipo 1 e tipo 2; polido, parboilizado, integral, Mix ( polido + parboilizado ) e Risoto; e na marca ONDÃO tipo 3 e tipo 5.

Conheça um pouco mais sobre os diferentes tipos de arroz:

PARBOILIZADO: É o arroz processado por um método que consiste em tratar os grãos em água fervente, o que faz com que os nutrientes da casca passem para a parte interna do grão. Não há nenhum aditivo químico neste processo. Se difere do arroz comum pelo seu valor nutritivo (vitaminas do complexo B), mudança de coloração e sabor. Seu consumo também vem aumentando e deve ser preparado da mesma forma que o arroz branco.

INTEGRAL: Este tipo de arroz mantém a camada externa, o farelo, pois não é polido ou refinado. Por esta razão ele tem uma aparência mais escura e uma consistência mais firme. Seu consumo tem aumentado devido as suas qualidades nutricionais, possui mais quantidade de manganês, selênio e vitamina do complexo B do que o arroz comum, além de ter um alto teor de fibras, que ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino. Na hora do preparo, requer mais água que o arroz comum.

POLIDO: O arroz do dia a dia não é o mais nutritivo, pois tem sua casca retirada durante o processo de fabricação, porém é rico em carboidrato. Tem seus pontos positivos de ser o mais barato, fácil acesso e de preparo mais rápido.

MIX : Uma mistura de arroz branco polido e parboilizado que se destaca por render mais que o arroz tradicional, mantendo as características e benefícios de cada um deles, mantendo-se soltinho após cozimento.

RISOTO: Tipo de grão especial para preparação de risoto. Como tem uma casca grossa e um grão mais resistente, este arroz resiste ao cozimento prolongado e ao movimento constante da colher sem que vire uma papa. Ele concentra bastante amido, o que confere aquela consistência cremosa.