LEITE

CAMNPAL - a sua cooperativa e que está sempre com você.

Leite

O leite proveniente da vaca é o mais importante para a dieta humana e o que tem mais aplicações industriais.
Todos sabem que leite é fonte rica em cálcio que ajuda a construir ossos fortes. Mas, poucos sabem que, além disso, o leite contém 8 vitaminas e minerais essenciais. Proteínas, vitamina A, B12, vitamina D, potássio, fósforo, niacina, riboflavina.

Leite UHT (alta temperatura) - Seu processo não é de pasteurização e sim de esterilização onde ocorre a eliminação de todas as bactérias patogênicas e deteriorantes. É o que se chama de processo industrial e também de "longa vida", pois este processo de esterilização aumenta a durabilidade deste leite. O leite é aquecido à temperatura de 130 °C a 150 °C por 2 a 4 segundos. Não há neste processo nenhuma perda de nutrientes e vitaminas.

O leite UHT Bella Dica e o leite em pó da Camnpal são apresentados nas formas Integral e Desnatado.

Curiosidades

• As diferentes classificações do leite quanto ao nível de gordura são:
Integral: tem conteúdo em gordura igual a 3%
Desnatado: conteúdo gorduroso inferior a 0.5%
Semi-desnatado: com um conteúdo gorduroso entre 0.5 e 2,9%
• Leite em pó ou Liofilizado: leite do qual se extrai 95% de água mediante processos de atomização e evaporação. Apresenta-se num pó de cor creme. Para seu consumo, só é preciso adicionar água.
• Leite condensado, concentrado ou evaporado: deste leite, a água foi parcialmente extraída e ele tem aspecto mais espesso que o leite fluido normal. Pode ter açúcar, adicionado ou não.
• O leite pode ajudar a perda de peso? Os estudos sugerem que a inclusão de 72 ml de leite desnatado ou semi a cada 24 horas, como parte de dieta com calorias reduzidas, pode ajudar as pessoas a perderem mais peso e queimarem mais gordura que o corte das calorias somente.
• O leite integral e o desnatado possuem a mesma quantidade de cálcio. A diferença entre os dois tipos é que o integral possui mais gorduras e vitaminas A e D.
• Manga com leite faz mal?
Esse mito tem origem histórica. Ele foi criado para que os escravos ingerissem apenas mangas (que havia em abundância) e deixassem o leite para seus senhores. Acredita-se que alguns escravos foram envenenados ao ingerirem leite com manga, para reforçar o mito.
• Mulheres que amamentam devem tomar leite - Sem repor o cálcio oferecido ao bebê por meio do leite materno, o organismo feminino acaba retirando a substância do próprio corpo. A falta do mineral pode ocasionar e agravar problemas como osteoporose. Além disso, 45% das lactantes intolerantes à lactose perdem a sua intolerância durante o período de gravidez e de lactação.