CEREAIS

CAMNPAL - a sua cooperativa e que está sempre com você.

Cereais

PIPOCA: Um estouro em antioxidante e fibras. Pipoca é rica em polifenóis que combatem o envelhecimento mas só se torna saudável se for feito do jeito tradicional, em uma panela ou pipoqueira na qual os grãos explodem no ar, com pouco óleo e pouco sal.
A pipoca da Camnpal é apresentada na marca Bella Dica , na versão para fazer na pipoqueira ou panela.

AMENDOIM: A composição do amendoim é rica em ácidos graxos insaturados, que são benéficos à saúde e fonte de proteína vegetal, fibra dietética, vitaminas, antioxidantes, minerais e fitoquímicos. Por isso, o amendoim é grande aliado da nutrição humana. Quando consumido na quantidade certa (recomendam-se 30 g por dia, o equivalente a 142 calorias) e em lanches intermediários, o amendoim garante a saciedade por mais de duas horas, inibindo a ingestão de lanches mais calóricos, ou seja, ele não engorda e ainda ajuda no processo de reeducação alimentar. O amendoim da Camnpal tem a marca Bella Dica e é apresentado nas versões vermelho e branco.

CANJICA: Produto obtido pela moagem do grão de milho desgerminado.
Alguns afirmam que a canjica tenha chegado ao Brasil com os escravos e era alimento bastante comum nos quilombos e senzalas. Da senzala para a casa grande, a canjica ganhou novos ingredientes. Outros defendem que a canjica é um prato de procedência nativa, uma deliciosa herança dos índios Tupinambás. Enfim, ela é uma delícia nutritiva e sucesso garantido nas festas juninas junto com outros alimentos à base de milho, como pipoca, pamonha e milho verde.
A canjica da Camnpal tem a marca Bella Dica e é apresentado em embalagens de 500g.

LENTILHA: Segundo algumas fontes, as lentilhas são benéficas para a saúde, principalmente devido às fibras que fornecem ao organismo, mas também devido a vários compostos importantes para o metabolismo, como os folatos e vários minerais. Cerca de 25% das fibras encontradas nas lentilhas são solúveis, o que ajuda a diminuir o colesterol. Possuem um poder especial de controlar distúrbios de açúcar no sangue devido seu alto teor de fibras, que impede que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente após uma refeição.
A lentilha da Camnpal tem as marcas Bella Dica e Dica de Ouro e é apresentada em embalagens de 500g.

Curiosidades

• 'Santa casquinha'- É na casquinha da pipoca que estão os polifenois e as fibras. Justamente a parte que costuma ser descartada para evitar que se enrosquem entre os dentes.
• A pipoca feita na pipoqueira tem o menor número de calorias, enquanto a de microondas tem o dobro de calorias e, se você a cozinhar com o óleo de cozinha, este também tem o dobro de calorias das que são feitas na pipoqueira”.
• Para manter o peso, um adulto tem que consumir, em média, 30 calorias por peso. Isto é, uma pessoa de 60 quilos tem que consumir, no máximo, 1.800 calorias por dia". Uma xícara de pipoca de panela tem, em média, 70 calorias.
• Se o milho que levar para casa der origem a uma pipoca naturalmente amarela ou creme, bingo! Sinal de que a parte fofinha do alimento é ainda fonte de carotenoides. "Essas substâncias também atuam como antioxidantes e, no corpo, são convertidas em vitamina A". A transformação é ótima para o sistema imunológico e para os olhos, que ficam blindados contra degeneração macular relacionada à idade.
• Já na parte fofa e geralmente branca dessa pequena notável fica guardado outro amigão do organismo: o amido resistente. O nome, convém dizer, não foi dado à toa. Isso porque ele passa praticamente intacto pelo aparelho digestivo. Só no intestino grosso é que micro-organismos da flora o transformam em ácidos graxos de cadeia curta. Eles deixam a área mais ácida, favorecendo a proteção contra células cancerosas.
• Dentre as doenças que podem ser prevenidas com o consumo do amendoim, estão as cardíacas, o câncer, o diabetes e o mal de Alzheimer. Porém, é preciso alguns cuidados, como saber a procedência do produto e consumir cerca de 30 gramas por dia, pois, em excesso, o amendoim pode não só engordar como provocar diarreia.
• Amendoim para perder peso?Apostar na oleaginosa pode diminuir as medidas.Parece paradoxal? Afinal, esse apreciadíssimo petisco é bastante calórico. Pois aqui vai a explicação para o inusitado efeito emagrecedor. Essa oleaginosa contém gorduras insaturadas e vitamina E, nutrientes fundamentais para o controle do apetite, além de ser também uma boa fonte de fibras, o que também dá saciedade. Então, se você consumir 40 gramas -- o equivalente a um punhado -- lá pelas 5 horas da tarde, poderá obter o benefício. Essa quantidade representa 150 calorias. E elas vão substituir as muitas outras de tantos outros alimentos que vão deixar de ser ingeridos nas duas horas seguintes.
• O amendoim pode ser afrodisíaco? Estudos comprovam que por ser rico em vitamina B3, contribui para vasodilatação sanguínea, aumentando a libido.

CURIOSIDADES DA CANJICA:
• Em sua composição são encontrados: proteína, fibras, ferro, magnésio, fósforo, zinco, vitamina B1, B2, B3, B5, B6 e ácido fólico.
• O tipo de fibra presente no grão de canjica pode ser bom para evitar prisão de ventre. Outra vantagem que o grão apresenta é seu tipo de gordura, bom para o colesterol e para doenças cardiovasculares.

CURIOSIDADES DA LENTILHA
• Consumir lentilhas durante a passagem de ano é um hábito comum em países como o Brasil, o Chile e a Venezuela. Acredita-se que as pequenas sementes, circulares e achatadas como moedas, atraem boa sorte no âmbito financeiro.
• A lentilha possui poucas calorias, não contém gordura e é barata.
• Armazene as lentilhas num recipiente hermeticamente fechado, local fresco e escuro. Desta forma serão conservadas até 12 meses.