A CAMNPAL conta com um setor especializado em Meio Ambiente, responsável pelos licenciamentos, assumindo um papel de responsabilidade ambiental e também social através de atividades desenvolvidas ao longo do tempo.
Confira as principais ações:
Coleta e destinação adequada de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Estrutura física conta com 02 postos de recebimento.
Coleta Seletiva dos Resíduos Recicláveis. Parte do lucro da venda é revertido para Associação dos Funcionários da Camnpal.
Disponibiliza aos clientes 06 Ecopontos para entrega voluntária de resíduos especiais (embalagens de óleo, eletrônicos, etc.).
Programa Água P.U.R.A. Limpeza dos reservatórios e tratamento da água utilizada no processo.
Manutenção de Sistemas para tratamento dos efluentes industriais e sanitários.
Captação Água da Chuva e Reuso na lavagem dos veículos.
Uso de Fontes de Energia Renovável (energia solar e cascas de arroz).
Florestamento de eucalipto em área de 11 hectares.
Participação em entidades protetoras do meio ambiente (Membro do Conselho do Parque Estadual da Quarta Colônia – Unidade de Conservação).
Licenciamento Ambiental e Conformidade Legal das atividades desenvolvidas.
No início da década de 60 foi organizado um movimento a favor da fundação de uma cooperativa em Nova Palma. Contando com líderes dispostos a fazer a diferença, aos poucos as ideias foram amadurecendo e a esperança de dias melhores passou a mover esses bravos homens, culminando com a fundação da CAMNPAL em 03 de Fevereiro de 1963.
Este sonho de algumas lideranças contou com o apoio do Padre Luiz Sponchiado, foi assumido por 28 idealizadores e trouxe novas perspectivas de desenvolvimento para a região.
A Camnpal trouxe organização nos negócios, oferta de empregos e desenvolvimento para o campo e para a cidade.
Com o passar dos anos, virou um símbolo de produção. Mais que uma parceira de negócios, iniciava-se a construção de uma grande família, uma cooperativa disposta a caminhar lado a lado do seu associado, sempre em busca de expansão, diversificação e novas tecnologias.
A CAMNPAL possui mais de 7.000 associados, a maioria pequenos e médios agricultores, com propriedades bastante diversificadas: cultivam soja, arroz, feijão, milho, trigo, aveia, fumo e leite, entre outros.
O quadro social está organizado em núcleos de produtores. Cada núcleo possui um representante eleito, formando um Conselho de Representantes – 31 membros.
O Conselho de Administração é formado por 12 conselheiros, eleitos nos núcleos pelos associados, além do Presidente e Vice-Presidente eleitos na Assembleia Geral; o Conselho Fiscal é formado por 3 membros titulares e 3 suplentes.
Antecedendo a Assembleia Geral Ordinária anual, são realizadas miniassembleias nos núcleos, com o objetivo de prestar contas das atividades desenvolvidas e possibilitar uma maior participação do quadro social.
Completam a “família CAMNPAL” em torno de 600 colaboradores, nos mais diversos setores e negócios.
Atualmente a Cooperativa conta com três Técnicos de Segurança do Trabalho, que estão engajados nas implementações de políticas de saúde e de segurança, verificando fatores de controle de doenças ocupacionais e acidentes. Entre as atividades está ainda a parte de examinar itens de combate ao incêndio, inspeções de segurança.
Os técnicos devem estar atentos as normas regulamentadoras (NR), capacitando todos os trabalhadores conforme os riscos a que estão expostos, permanecem em sintonia com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) aproveitando para multiplicar a prevenção.
O principal objetivo da Segurança do Trabalho é proteger os trabalhadores em seus locais de trabalho, garantindo a saúde e integridade física e reduzindo acidentes ou doenças ocupacionais. Para tanto, o SESMT deve executar um trabalho essencialmente preventivo, promovendo atividades de conscientização, educação e orientações em saúde e segurança.
Av. Emancipação, 840
Bairro: Centro
Nova Palma, RS
CEP: 97250-000
(55) 3266-1314 / (55) 3266-1338
(55) 9.9979-3611 / (55) 9.9929-6062