A Camnpal atua no setor de produção agropecuária a partir da industrialização e comercialização dos produtos de seus associados, que são em sua maioria pequenos agricultores.
Cuidamos do recebimento dos grãos, dos postos de leite, fábrica de rações, insumos, assistência técnica e beneficiamento do feijão.
Sempre garantimos o melhor para nossos associados e alta qualidade nos produtos para a população.
A CAMNPAL iniciou suas atividades atuando basicamente no recebimento de fumo e trigo, além da comercialização de artigos de primeira necessidade e, até hoje, mantém como atividade principal o recebimento, armazenagem e comercialização de grãos.
Para isso, tem realizado investimentos permanentes nas estruturas de recebimento e armazenagem de grãos e em novas unidades, a fim de acompanhar a modernização que vem acontecendo no setor agrícola e buscando maior capacidade e agilidade no recebimento da produção do quadro social.
Durante esse processo de modernização, expansão e diversificação de negócios, outras filiais foram sendo constituídas tendo em vista decisões e estratégias associadas às crescentes demandas dos associados.
As propriedades pequenas e o relevo montanhoso de Nova Palma induziram associados a migrarem ou cultivarem áreas em outros municípios, os quais acabaram por cobrar da cooperativa um suporte para a entrega da produção também nestes locais. Em locais onde não foi possível a instalação de filiais, a cooperativa buscou convênios com outras cooperativas e empresas para atender aos seus associados.
Atualmente a CAMNPAL recebe soja, arroz, trigo, milho, feijão e aveia. O maior volume de recebimento fica por conta do soja, sendo este e a aveia os únicos produtos que não são industrializados pela cooperativa. Os demais produtos são beneficiados e comercializados nas marcas Bella Dica e Caldo de Ouro.
A cada safra é maior o volume de grãos recebidos e de produtores buscando se associar à CAMNPAL em função da confiança que a cooperativa transmite, pela situação econômica/financeira da empresa, pela garantia da comercialização a qualquer momento, pelo pagamento realizado sempre na data acordada, pela assistência técnica disponibilizada, entre outros fatores.
A CAMNPAL disponibiliza aos seus associados todos os insumos necessários para a formação da lavoura, com produtos de excelente qualidade, como sementes, fertilizantes e defensivos: calcário, adubos, herbicidas, inseticidas, fungicidas, micro-elementos, entre outros. Tudo é encontrado nas unidades localizadas estrategicamente, facilitando a vida do quadro social. O objetivo é oferecer todas as condições para o plantio oportuno e cultivo adequado. A CAMNPAL também comercializa sementes certificadas de soja, trigo, milho e feijão; já, a semente de arroz é produzida pela própria cooperativa, sendo que a sua produção se dá nos campos dos próprios cooperados que contam com o acompanhamento, orientação e supervisão do Departamento Técnico. A qualidade, vigor, pureza e germinação são garantidos pelos procedimentos adotados durante a produção e beneficiamento destas sementes.
A Camnpal oferece assistência técnica especializada para auxiliar o produtor e seu cultivo a atingir a máxima produtividade.
Contamos com colaboradores treinados e aptos a dar resposta técnica imediata, além de ferramentas modernas para agilizar o processo de assistência ao produtor
A atividade leiteira em Nova Palma começou com a Indústria de Laticínio Santa Maria - ILASA, empresa que recolhia o leite em Nova Palma. Com dificuldade financeira a empresa fechou e os produtores ficaram sem ter onde entregar o produto. Certo tempo depois, a Companhia Rio-Grandense de Laticínios e Correlatos Ltda. - CORLAC assumiu a unidade e fez um convênio com a CAMNPAL para receber o leite que era levado até Santa Maria, inicialmente em uma Kombi do Sr. Euclides Marion, começando com 350 litros/dia. Quando o volume chegou a 700 litros/dia, a CAMNPAL adquiriu uma camionete F4000 para este transporte. Com o crescimento da atividade, que até então era restrita a comunidade de Linha Base, teve-se a ideia de construir um posto de recebimento e resfriamento de leite. Então, no dia 10 de outubro de 1989, a CAMNPAL inaugurava, em Nova Palma, um Posto de Recebimento e Resfriamento de Leite, construído em parceria com o governo do Estado, através da CORLAC. Para esta construção, a CAMNPAL responsabilizou-se pelo terreno e pela obra civil, enquanto que os equipamentos para funcionamento do posto ficaram a cargo da CORLAC.
A construção deste posto marcou a consolidação da bacia leiteira no município de Nova Palma e região. Naquele momento, o estímulo para a diversificação produtiva dos agricultores já apresentava resultados que possibilitaram este investimento. A cooperativa não mediu esforços para viabilizar a atividade leiteira. Até hoje a atividade leiteira possibilita uma renda mensal e relativamente estável para os produtores. Já para a cooperativa, o dinheiro gerado acaba girando quase que de forma integral dentro dos diversos setores.
Atualmente a bacia leiteira da CAMNPAL conta com aproximadamente 250 produtores que juntos somam mais de 20 milhões de litros de leite entregues no ano.
Este setor também conta com uma equipe técnica, formada por veterinários e técnicos, que fazem o fomento e dão toda a assistência que o produtor necessita para obter o melhor desempenho na atividade.
Tudo isso demonstra a importância da atividade para agricultores, cooperativa e demais envolvidos.
A Assistência técnica Veterinária da CAMNPAL conta com 3 Méd. veterinários e 01 técnico agropecuário, que atuam na área de fomento da atividade leiteira, nutrição animal, reprodução, clínica, exames de brucelose e tuberculose e trabalha na prevenção e tratamento de doenças sempre pensando em melhor atender o seu associado.
Assim como na parte agrícola, a assistência técnica veterinária no fomento da bacia leiteira é feita de forma gratuita aos associados da CAMNPAL. No caso de necessidade de assistência pelo médico veterinário o associado paga os medicamentos utilizados e o deslocamento de acordo com a distância.
Inicialmente apenas com um torrador de resíduos e um pequeno misturador de ingredientes, a CAMNPAL iniciou a produção de rações de forma bastante modesta. Com o passar do tempo e o aumento da demanda, a cooperativa realizou investimentos significativos na ampliação e modernização deste negócio construindo uma fábrica de rações moderna e automatizada.
A fabricação e entrega de rações na forma ensacada ou a granel busca atender as necessidades crescentes dos criadores de bovinos de corte e leite, criadores de suínos e aves, atividades em expansão na região de abrangência da cooperativa.
As rações e concentrados da CAMNPAL, comercializados na marca Parceiro, são produzidos dentro dos mais altos padrões, atendendo todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Agricultura, dentro dos melhores critérios de especificações técnicas.
A CAMNPAL possui um moderno equipamento para análise da matéria prima; assim, pode assegurar a qualidade do produto final, uma vez que toda a matéria prima que chega até a indústria passa antes por testes e análises para depois ir para a produção. Tudo isso coloca a Fábrica de Rações da CAMNPAL entre as com maior pontuação no atendimento dos requisitos do MAPA. O acompanhamento por profissional especializado garante às rações e concentrados Parceiro o melhor custo/benefício das rações existentes no mercado regional. Este acompanhamento e orientação dados ao produtor pela equipe técnica, possibilita ainda formulações específicas para cada realidade.
Inicialmente restritos ao recebimento e comercialização de fumo e trigo e da comercialização de artigos de primeira necessidade, aos poucos, a cooperativa passou a receber outros produtos, como por exemplo o feijão preto. Inicialmente este produto era todo comercializado (revendido) em sacos de 60 kg. A partir da década de 80 a CAMNPAL passa efetivamente por um processo de diversificação e especialmente de agregação de valor através da agroindustrialização. Neste período iniciou-se o beneficiamento, o empacotamento e a comercialização de feijão preto em marca própria. Inicialmente comercializado na marca CAMNPAL, mesmo nome da empresa, a venda fracionada do feijão preto marca o início da agroindústria na cooperativa.
Por uma questão estratégica e a partir de uma pesquisa interna baseada em algumas sugestões, a partir da década de 90, o feijão passa a ser comercializado na marca “Caldo de Ouro”. Atualmente, além do feijão preto, a CAMNPAL comercializa nesta marca também o feijão branco, o feijão carioca e o feijão vermelho.
Característico das pequenas propriedades, o feijão preto tem perdido espaço para outras culturas na Quarta Colônia e região. Credita-se isso à valorização de outras commodities (como o soja), ao custo de produção do feijão e seu preço de comercialização, a vulnerabilidade da cultura ao clima e, principalmente, à escassez de mão-de-obra e exigências para contratação da mesma para trabalhar nas lavouras, especialmente no momento da colheita.
Assim, parte do feijão comercializado pela CAMNPAL ainda é proveniente do quadro social, mas grande parte é oriundo de lavouras maiores, onde o plantio e a colheita são mecanizados e algumas vezes o cultivo é irrigado; parte ainda é importado de outros países, principalmente da Argentina.
Av. Emancipação, 840
Bairro: Centro
Nova Palma, RS
CEP: 97250-000
(55) 3266-1314 / (55) 3266-1338
(55) 9.9979-3611 / (55) 9.9929-6062